quinta-feira, janeiro 30, 2014

Invasão da Casa Andresen - Edições Eterogémeas (e novo recanto)

Invasão da Casa Andresen - Edições Eterogémeas

Mais uma participação numa coletânea, a convite do editor Luís Mendonça... o livro-caixa é um objeto muito especial...


... e criei um portefolio independente da Teia só para as atividades da escrita

Palavras aqui e acolá


http://teresamartinhomarques.blogspot.pt/

segunda-feira, janeiro 13, 2014

tão mais doce sem...

Primeiro dia de aulas - A aula terminou e ela diz-me, enquanto arruma as mil canetas coloridas: a Mãe comprou-me aquele livro, de que a professora falou, com exercícios para treinar e eu gosto muito dele... é que tem primeiro resumos a explicar tudo e depois exercícios... Sabe, professora, a Mãe agora não me deixa ver televisão... Mas estás de castigo por alguma razão? (arrisquei perguntar, embora esta princesa não tenha ar de exasperar ninguém) Não, não é isso. É que eu descontrolo-me um bocado a ver televisão e depois não faço mais nada... e a Mãe comprou livros e diz que em vez de ver televisão eu vou ler.
Olha, dá-lhe muitos beijinhos e diz que ela é a melhor Mãe do mundo por se preocupar tanto contigo e ser assim cuidadosa e exigente...
...

Hoje, no início da aula, perguntei: Então, deste-lhe beijinhos e disseste que gostas muito dela? Mais ou menos... ficou vermelha, como fica sempre que me dirijo a ela, ou que fala comigo... Ela já sabe que eu gosto muito dela.
Mais um pretexto nos primeiros minutos de aula (a última da manhã) para lhes explicar (aos 30) todo o amor contido na exigência, nos cuidados e nos nãos de quem cuida deles. Sinal de que vos amam e que se preocupam. Têm de lhes mostrar que gostam deles, todos os dias! Um dia vão perceber ainda melhor aquilo que vos estou a dizer. E, claro, também vão perceber por que sou tão exigente e vos peço tanto... a vocês e a mim!
E a aula começou serenamente... por acaso com uma história que lhes fui contando, quase completamente verdadeira, de um bolo de chocolate fantástico (bolo/tarte de mousse de chocolate, da casa Negrito em Azeitão) que comprei e comi no meu Natal e que foi pretexto para um problema que os deixou a sorrir, com água na boca e com as mentes ginasticadas!


(A vida nas escolas podia ser tão mais doce sem...)




quinta-feira, janeiro 09, 2014

Uma ervilha de castigo...

Hoje, num intervalo entre duas aulas de matemática, uma aluna veio ter comigo à secretária (eu a tentar escrever os sumários no PC) e perguntou: Tem um tempinho para me ouvir? Tenho sim, sempre... E ela: O que é um ponto azul no teto? E eu: Hummmm... deve ser... um ponto azul... no teto. Ou deve ser um pingo de tinta!!?? Risos. E ela: Não é não, é uma mosca de jeans! Rimos (havia mais duas amigas encostadas à secretária). E logo de seguida ela: E o que é um ponto verde no canto da sala? E eu: Uma mosca com camisola verde? Rimos. E ela: Não não! É uma ervilha de castigo!!! E eu: Olha, a mãe da Joana tem cinco filhas... a Nana, a Nene, a Nini, a Nono... como se chama a quinta? Ela: Nunu! E a amiga muito depressa: Chama-se Joana! Olha lá (virada para a amiga), então a professora não disse que era a mãe da Joana? Mais risos. Disse-lhe: Apanhei-te!!! Rimos ainda mais um bocado e saímos a correr para a aula seguinte.
Adoro estes pequenos nadas que são tudo no respirar da escola.
Pena haver cada vez menos tempo para respirar com eles este ar bom de estar só a ser sem mais nada. Só isso... e seria tanto. 


(E tão necessário).