terça-feira, julho 30, 2013

Scratch - Connecting Worlds | Citilab Barcelona 25-27 July, 2013 #scratch2013bcn

Conferência SCRATCH . CONNECTING . WORLDS  (Barcelona de 25 a 27 de julho)

... E, claro, eu não podia faltar... tendo também feito parte do grupo internacional de apoio à equipa que organizou o evento.



Foram dias excelentes, não só de trabalho e apresentações, como de convívio e muitos sorrrisos.





Amanhã começa o trabalho de estudo de caso do nosso projeto EduScratch "encomendado" à Universidade do Minho pela European SchoolNet (iniciativa KeyCoNet), que se interessou por nós e considerou esta iniciativa portuguesa como caso digno de nota e estudo (numa perspetiva de futura implementação noutros locais da Europa).
Estamos contentes e orgulhosos pelo trabalho desenvolvido nestes três últimos anos e gratos a todos os professores, alunos e escolas que a ele aderiram com entusiasmo!

Podem ver fotos aqui:


 Intervenções portuguesas

Nossas (CCTIC-ESE/IPS - projeto EduScratch):

Apresentação de poster sobre o projeto EduScratch



 

Teaser: Connecting and nurturing communities to support teachers
Presenter: 
Karen Brennan (primeiro na equipa Scratch do MIT e agora em Harvard - EUA)
Co-presenter: 
Clare McInerney (Irlanda)
Teresa Martinho Marques (Portugal)
Summary: All panelists are actively involved in building communities to support teachers. The discussion will explore how these communities can be nurtured.
.........................
A nossa foto com a Karen Brennan (atualmente na equipa do Scratch em Harvard, depois de ter pertencido à do MIT) e o Mitchel Resnick ("Pai" do Scratch e coordenador da equipa do MIT que desenvolveu este ambiente de programação http://scratch.mit.edu/ ).
 

Comunicações de parceiros e companheiros de trabalho de outras zonas do país:

«Exploring computational thinking in initial teacher training: a preliminary study and reflection on practice», da responsabilidade do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, com apresentação do Professor Doutor José Luís Ramos e do Dr. Rui Espadeiro;
e
- «Scratch in Portugal» em que os docentes Dra. Ana Paula Pina e Dr. João Marques representaram um grupo de docentes portugueses que receberam e dinamizaram formação em Scratch e utilizam esta ferramenta para a integração das TIC em sala de aula.

...

O Minho e a ESE de Coimbra também participaram com mais três intervenções.








sexta-feira, julho 19, 2013

"Como escapar ao Vale da Morte educacional"... (Ken Robinson - TED Talk)

... não será de certeza como temos feito e continuamos a fazer.

AQUI

Sir Ken Robinson aponta 3 princípios cruciais para a mente humana prosperar — e como a atual cultura educacional trabalha contra eles. Numa conversa divertida e provocadora, diz-nos como sair do "Vale da Morte" educacional que enfrentamos hoje, e como estimular os nossos jovens com um clima de possibilidades. 
...
Creativity expert Sir Ken Robinson challenges the way we're educating our children. He champions a radical rethink of our school systems, to cultivate creativity and acknowledge multiple types of intelligence. Full bio »
Translated into Portuguese by Edgar Fernandes
Reviewed by Nina Torres